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O que é SEO? Para que serve? Como fazer?

SEO

 Você já ouviu falar sobre SEO? Também conhecido como Search Engine Optimization, que na tradução significa otimização para mecanismos de busca, é uma das principais estratégias de Marketing Digital, utilizadas para sites, blogs e páginas da web.

A estratégia SEO ajuda a gerar mais conversões, conhecimento da marca e mais resultados no topo de pesquisas de busca orgânica dos buscadores. Se você pretende ficar à frente dos seus concorrentes e alcançar o primeiro lugar no ranking do Google, sugerimos utilizar a estratégia SEO para obter mais resultados.

Afinal, como você pode colocar a estratégia de SEO em prática? Temos algumas indicações que podem ajudar a otimizar o seu site, blog ou loja virtual. Confira abaixo o passo a passo:

Palavras-chave: As palavras-chave, também conhecidas como “keywords’’, é o termo que as pessoas buscam para pesquisar algo específico na internet. O primeiro passo é buscar os temas mais pesquisados na internet e definir as palavras-chave. É essencial repetir a palavra-chave no conteúdo, no título e subtítulo com naturalidade. No entanto, as palavras-chave devem ser bem distribuídas ao longo do texto e sem excesso.

Recomendamos algumas plataformas gratuitas que vão lhe ajudar a encontrar palavras-chave, como: o Planejador de Palavras-chave do Google; Ubersuggest; Semrush; Google Trends e pesquisas relacionadas do Google.

O que é SEO? Para que serve? Como fazer?

Blog: Para aumentar a relevância das palavras-chave nos conteúdos, é essencial seguir alguns critérios abaixo:

• Usar a palavra-chave no início do título, no início do conteúdo e nos tópicos;

•  Usar sempre nos títulos H1, H2 e H3 nos cabeçalhos, conhecidos como ‘’heading’’, que possui a função de destacar títulos e subtítulos na página;

•  Adicione uma imagem de destaque e imagens ao longo do conteúdo – coloque na descrição da sua imagem a palavra-chave com os links;

•  Links internos: É um link que leva para outro artigo ou página do seu site;

•  Links externos: São os links de páginas que direciona para outro site;

•  Produza conteúdos relevantes, fáceis para leitura e sem erros ortográficos;

•  Meta tag: Escreva uma meta descrição curta com 240 caracteres contendo a palavra-chave;

•  Alt: É o texto alternativo que aparece nas suas imagens quando o site não está carregando, pode ser colocado a palavra-chave;

•  URL: Coloque uma descrição clara no seu link, incluindo a palavra-chave;

•  Utilize parágrafos curtos – separe por tópicos.

O SEO estrutural é um conjunto de estratégias de um site, utilizado para estruturar o blog ou loja virtual, definida em algumas etapas.

Confira abaixo:

SEO On Page: As estratégias de SEO precisam ser trabalhadas em um conjunto, pois de nada adianta otimizar o conteúdo do seu blog se o seu site não estiver otimizado. A estratégia SEO On Page se baseia em otimizações feitas dentro de uma página. Veja abaixo algumas dicas:

•  Mobile SEO: Otimize o site inteiro para dispositivos móveis. Ofereça uma boa resolução, para que o usuário consiga visualizar por qualquer dispositivo móvel sua página web.

•  Title Tag: Nada mais é do que o título da página da web, que é uma propriedade do código HTML. Quando o usuário faz uma pesquisa, ele deseja encontrar o que procura nos resultados de busca da web. Por isso, é importante criar um título com a palavra-chave, em destaque, que estimule o usuário a clicar no link.

•  URL da página web: Os URLS são a descrição do seu link para direcionar o usuário para o seu site. Sugerimos links curtos que contenham informações objetivas e claras.

•  Conteúdo: O conteúdo do site não pode conter erros ortográficos ou palavras difíceis para leitura. Os erros podem dificultar seu posicionamento e legibilidade do site.

•  Meta Description: A meta descrição é aquele texto que fica embaixo do título, um breve resumo do seu conteúdo. Por isso, precisa ser colocada uma frase atrativa e direta.

•  Velocidade do site: O carregamento rápido da página é importante para uma boa experiência do usuário no site e para alcançar posicionamento no Google.

•  SEO off page: São links disponíveis em outros sites que endereçam ao seu site, chamado de backlinks. São importantes para criar a autoridade do seu site. Ajudam muito no tráfego. Uma forma de você conquistar backlinks é fazer parceria com outros sites ou blogs propondo trocas de conteúdos, ou conteúdos colaborativos, onde ambos participam da criação e ambos recebem backlinks.

•  SEO On Serp: Conhecida como Search Engine Results Pages, que na tradução significa ”página de resultados’’, é uma página que ajuda a responder o que as pessoas estão buscando. Com a otimização feita de forma correta, pode ocupar as primeiras posições na rede de pesquisa.

E como sabemos, o algoritmo do Google está em constante evolução. Por isso, é importante se atentar a nova atualização para 2021. Uma estratégia para SEO, chamada Google Page Experience que na tradução significa experiência de página do Google.

Afinal, para que serve? Essa nova atualização vem para classificar a facilidade que o usuário tem de se encontrar dentro do seu site. Serão avaliadas três metas: velocidade, capacidade de resposta e estabilidade visual.

Essas foram algumas dicas de otimizações que podem ajudar o seu site a alcançar mais tráfego. E lembrando que para obter os melhores resultados demanda algum tempo. Por esse motivo, é necessário analisar e acompanhar constantemente as otimizações de SEO. Para mais conteúdos como esse continue lendo em nosso blog. Até a próxima!

Vitória
Analista de Inbound Marketing

Vitória

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