Pesquisa de mercado: Quais são as vantagens e como fazer?

Existe uma grande quantidade de empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço que você. O consumidor é impactado diretamente com anúncios de várias marcas que oferecem soluções diferentes e que vão de encontro com suas dores e desejos. Diferenciar-se no mercado é uma grande missão para todo tipo de empresa – desde as menores, que estão começando, até as maiores e mais estabelecidas. Afinal, concorrência e novidades crescem exponencialmente. Saiba mais abaixo sobre pesquisa de mercado.
É muito importante utilizar métodos e estratégias que ajudem a sua empresa a entender o mercado e o seu público. Dessa forma, você consegue ter mais assertividade e embasamento nas suas decisões. A pesquisa de mercado se torna um passo fundamental para isso, e neste artigo, iremos destacar a sua importância e principais vantagens que ela traz.

Por que fazer uma pesquisa de mercado?
Você já se deparou alguma vez com incertezas relacionadas a sua empresa? Todos os novos empreendimentos – e provavelmente os mais consolidados também – passam por momentos de dúvida no desenvolvimento de produtos, concepção de campanhas, gerenciamento de anúncios, e por aí vai. A pesquisa de mercado é um norte para você tomar decisões baseadas em informações reais.
Ela tem o objetivo de orientar toda a empresa em suas estratégias, porém, a informação crua não leva apenas à decisão. É preciso escolher um caminho que ajude a identificar os problemas e oportunidades a seguir, dessa forma reduzindo riscos e diminuindo as consequências das ações.
Vantagens da pesquisa de mercado
Agora, veja mais detalhadamente o que você pode descobrir a partir de uma pesquisa de mercado.
- Perfil do cliente: a pesquisa pode contribuir para você conhecer mais sobre o seu cliente, tanto de maneira quantitativa (potencial de mercado) quanto qualitativa (hábitos e estilo de vida);
- Concorrência: você pode ter uma maior noção quanto aos pontos fortes e fracos da sua concorrência, e dessa forma ver quais são as oportunidades e desafios que enfrentará;
- Fornecedores: a pesquisa de mercado também pode ser desenvolvida para conhecer fornecedores, e assim, traçar comparativos e estabelecer critérios para descobrir os que mais trazem benefícios para a sua empresa;
- Mercado: você pode ter uma maior noção sobre o segmento que atua, descobrindo novas tendências, avaliando a performance de produtos e serviços, preços e demandas.

Como elaborar uma pesquisa de mercado
A sua pesquisa pode ser realizada de várias maneiras: com formulários online, entrevistas, estudos de caso, pesquisas de campo, e por aí vai. Tudo vai depender dos objetivos que você quer alcançar. Agora confira, de maneira sintetizada, os passos necessários na hora do desenvolvimento de uma pesquisa de mercado.
- Defina o objetivo: o que você quer descobrir com a sua pesquisa?
- Estabeleça o público-alvo: em quais grupos de pessoas você irá aplicar a sua pesquisa?
- Escolha uma amostra: com quantas pessoas a pesquisa será aplicada?
- Crie um roteiro: que caminhos você quer seguir, com quais eixos e temáticas?
- Elabore um questionário: quais perguntas serão feitas?
- Teste sua pesquisa: a pesquisa está pronta para ir para o seu público?
Veja como colocá-la em prática
Primeiro, é muito importante que a sua pesquisa seja aplicada internamente dentro da sua empresa – ou pelo menos para o grupo de desenvolvimento. Dessa forma, você evita furos e se certifica de que ela está completa, clara e objetiva antes de chegar até os verdadeiros respondentes.
Depois disso, é hora de aplicá-la em seu público: faça isso com total responsabilidade e neutralidade. Por fim, faça a análise dos resultados com sua equipe e interprete todas as informações e dados encontrados.
É sempre aconselhável buscar ajuda de profissionais especializados no desenvolvimento, aplicação e análise de pesquisas de mercado. Assim você evita erros e eventuais impasses que ela possa trazer.
Continue acompanhando nosso blog para ler mais conteúdos como esse.