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Pesquisa de mercado: Quais são as vantagens e como fazer?

Existe uma grande quantidade de empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço que você. O consumidor é impactado diretamente com anúncios de várias marcas que oferecem soluções diferentes e que vão de encontro com suas dores e desejos. Diferenciar-se no mercado é uma grande missão para todo tipo de empresa – desde as menores, que estão começando, até as maiores e mais estabelecidas. Afinal, concorrência e novidades crescem exponencialmente. Saiba mais abaixo sobre pesquisa de mercado.

É muito importante utilizar métodos e estratégias que ajudem a sua empresa a entender o mercado e o seu público. Dessa forma, você consegue ter mais assertividade e embasamento nas suas decisões. A pesquisa de mercado se torna um passo fundamental para isso, e neste artigo, iremos destacar a sua importância e principais vantagens que ela traz.

Por que fazer uma pesquisa de mercado?

Você já se deparou alguma vez com incertezas relacionadas a sua empresa? Todos os novos empreendimentos – e provavelmente os mais consolidados também – passam por momentos de dúvida no desenvolvimento de produtos, concepção de campanhas, gerenciamento de anúncios, e por aí vai. A pesquisa de mercado é um norte para você tomar decisões baseadas em informações reais.

Ela tem o objetivo de orientar toda a empresa em suas estratégias, porém, a informação crua não leva apenas à decisão. É preciso escolher um caminho que ajude a identificar os problemas e oportunidades a seguir, dessa forma reduzindo riscos e diminuindo as consequências das ações.

Vantagens da pesquisa de mercado

Agora, veja mais detalhadamente o que você pode descobrir a partir de uma pesquisa de mercado.

  • Perfil do cliente: a pesquisa pode contribuir para você conhecer mais sobre o seu cliente, tanto de maneira quantitativa (potencial de mercado) quanto qualitativa (hábitos e estilo de vida);
  • Concorrência: você pode ter uma maior noção quanto aos pontos fortes e fracos da sua concorrência, e dessa forma ver quais são as oportunidades e desafios que enfrentará;
  • Fornecedores: a pesquisa de mercado também pode ser desenvolvida para conhecer fornecedores, e assim, traçar comparativos e estabelecer critérios para descobrir os que mais trazem benefícios para a sua empresa;
  • Mercado: você pode ter uma maior noção sobre o segmento que atua, descobrindo novas tendências, avaliando a performance de produtos e serviços, preços e demandas.

Como elaborar uma pesquisa de mercado

A sua pesquisa pode ser realizada de várias maneiras: com formulários online, entrevistas, estudos de caso, pesquisas de campo, e por aí vai. Tudo vai depender dos objetivos que você quer alcançar. Agora confira, de maneira sintetizada, os passos necessários na hora do desenvolvimento de uma pesquisa de mercado.

  1. Defina o objetivo: o que você quer descobrir com a sua pesquisa?
  2. Estabeleça o público-alvo: em quais grupos de pessoas você irá aplicar a sua pesquisa?
  3. Escolha uma amostra: com quantas pessoas a pesquisa será aplicada?
  4. Crie um roteiro: que caminhos você quer seguir, com quais eixos e temáticas?
  5. Elabore um questionário: quais perguntas serão feitas?
  6. Teste sua pesquisa: a pesquisa está pronta para ir para o seu público?

Veja como colocá-la em prática

Primeiro, é muito importante que a sua pesquisa seja aplicada internamente dentro da sua empresa – ou pelo menos para o grupo de desenvolvimento. Dessa forma, você evita furos e se certifica de que ela está completa, clara e objetiva antes de chegar até os verdadeiros respondentes.

Depois disso, é hora de aplicá-la em seu público: faça isso com total responsabilidade e neutralidade. Por fim, faça a análise dos resultados com sua equipe e interprete todas as informações e dados encontrados.

É sempre aconselhável buscar ajuda de profissionais especializados no desenvolvimento, aplicação e análise de pesquisas de mercado. Assim você evita erros e eventuais impasses que ela possa trazer.

Continue acompanhando nosso blog para ler mais conteúdos como esse.

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