01 /00
12/05

Mobile friendly: o seu site é amigável para o celular?

Nessa matéria, você vai conhecer o que é um site Mobile Friendly e ver nossas dicas de como você pode aplicá-lo nas estratégias do seu site. Vem com a gente:

O site da sua empresa é lindo. Com design caprichado, conteúdo relevante e várias estratégias de inbound marketing para captar leads. Porém, quando o seu possível cliente navega em seu site através de um smartphone… todas essas vantagens vão embora, porque o layout fica uma bagunça. Você se identificou com esse relato? Ou então tem medo de que isso esteja acontecendo com o site da sua empresa ou com seu blog? Então esse artigo é pra você.

Conheça as diferenças de telas

Antes de entrarmos nesse conceito, você já reparou que a tela do computador e do notebook são diferentes das telas de tablets e smartphones, né? As primeiras mencionadas são muito maiores e horizontais, enquanto as telas dos celulares são bem menores e verticais. Partindo desse ponto, você precisa ter em mente que o layout do seu site não irá se comportar de maneira igual nesses dois tipos de telas.

Além disso, nos computadores o usuário tem um mouse para navegar e um teclado para poder comandar as ações. Já nos dispositivos móveis, há apenas o touch screen. Outro ponto importante é a questão da internet: os computadores usam conexão via Wi-Fi, já os celulares, além de usarem esse tipo de conectividade, também têm a possibilidade de usar a conexão 3G – o que ocasiona uma lentidão frequente para acessar websites, principalmente os que possuem muitas imagens e páginas extensas.

O que significa “mobile friendly”

Por isso a importância do seu site ser mobile friendly. Você precisa programar o seu site para funcionar tanto em computadores quanto em smartphones. Páginas otimizadas para a navegação em celulares são chamadas de mobile friendly.

Porém, esse termo não é um sinônimo de “site responsivo”. Esse segundo diz respeito a layouts de websites no qual os seus códigos HTML são montados para que as páginas se adaptem a qualquer tipo de tela. Os sites mobile friendly são aqueles que possuem versões criadas exclusivamente para rodar em celulares.

A maioria de sites grandes e famosos, como o Facebook, por exemplo, cria um domínio próprio para a navegação do celular. A URL geralmente é iniciada com a letra “m”, de mobile.

O que deve ter em um site mobile friendly?

Preparamos algumas dicas para você ter uma ideia do que um site mobile friendly precisa ter para ser bem sucedido. Confira:
● Primeiro de tudo, o site precisa ser planejado para ter uma estrutura de fácil navegação.
● Imagens são essenciais, porém lembre-se que elas irão demorar mais para carregar. Use-as com cuidado!
● Pense que até mesmo dentro da categoria de smartphones há variações de tamanhos de tela. O iphone 5, por exemplo, é bem menor que o iphone 7
plus. Tome cuidado com o tamanho de fontes e estrutura de layouts.
● Desative os pop-ups, afinal, ninguém quer ser bombardeado a cada clique por avisos indesejáveis na tela.
● Separe as páginas por categorias em um menu, como na versão para
computador. No entanto, não exagere no número de páginas, pois o usuário
pode se cansar de procurar o que quer.
● Cuide da escaneabilidade do texto. Isto é, verifique se todos os parágrafos são de fácil leitura – e se até mesmo o usuário pode encontrar a informação que precisa sem ter que ler todo o conteúdo da página.
● Use fontes de fácil leitura. Essa não é a hora de soltar a imaginação para
criar textos com letras difíceis de serem lidas.
● Novamente, preze por um carregamento rápido das páginas. Ninguém quer ficar esperando um site carregar com o celular nas mãos, principalmente quando o seu site está concorrendo com outros aplicativos e possíveis distrações do usuário.

Essas foram as nossas principais dicas para se ter um site mobile friendly. Depois de ler nosso artigo, você sente que o seu site está amigável para o celular? Fique com essa nossa pergunta e, se tiver dúvidas, entre em contato com a gente. Até mais!

Immer

Immer

A versão do seu navegador é muito antiga. Este site não foi otimizado para seu navegador.
Atualize seu navegador para a versão mais recente, assim você terá mais segurança e melhor experiência com os sites.

Se preferir teste o Google Chrome, este é o navegador mais utilizado no mundo.

Outras opções disponíveis são:
Firefox
Brave