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Marketing de influência: por que usar essa estratégia para sua marca

marketing de influência

Nas redes sociais, você segue alguma personalidade que admira muito, certo? Já viu ela mostrar algum produto, indicar um serviço ou mostrar os tão famosos “recebidos”? A estratégia do marketing de influência não começou no Instagram, mas hoje é inevitável associar esses dois componentes para compor uma fórmula que pode trazer sucesso para as marcas.

Neste artigo, iremos explicar o que é o marketing de influência, o que são os influenciadores e microinfluenciadores e por que usar essa estratégia para sua marca. Continue lendo:

Entenda o que é marketing de influência

O marketing de influência é uma abordagem que envolve produtores de conteúdos independentes que possuem influência em um determinado público. Porém, esse público precisa conter possíveis compradores da marca anunciante, afinal, a comunicação só é efetiva se o ouvinte estiver interessado. Essa estratégia de marketing existe há muito tempo, embora tenha ficado mais conhecida dentro das ações digitais, envolvendo redes sociais e nomes conhecidos na mídia.

O objetivo principal do marketing de influência é, como diz em seu nome, influenciar pessoas por meio de uma mensagem trazida por alguém que tenha influência. O influenciador, neste caso, é como se fosse uma ponte entre a marca e o público influenciado.

Quem são os influenciadores?

Como já comentamos, o marketing de influência ganhou bastante destaque com a popularização das redes sociais. O Instagram se tornou a principal plataforma para fazer isso acontecer por dois fatores: primeiro, o propósito do compartilhamento de fotos e vídeos (a rede acaba sendo muito mais visual do que as outras, o que permite a troca de experiências de uma maneira muito mais sensorial) e segundo porque forma um canal direto onde o seguidor pode acompanhar a vida do influenciador com um simples botão de follow.

Os influenciadores digitais são pessoas que possuem um enorme número de engajamento em suas redes. Isso vem em consequência do número de seguidores: os que chegam a marca dos milhões, por exemplo, têm mais chances de influenciar um número maior de pessoas – mas tudo vai depender de como eles se comunicam e a relação que eles criam com seu público.

Existem influenciadores dos segmentos mais variados possíveis. Modelos, atores, blogueiros, dentistas, jornalistas, psicólogos, professores, caminhoneiros, empreendedores… não há regra exceto a produção de conteúdo. Afinal, as pessoas que seguem determinada pessoa querem ver conteúdos em que possam se inspirar, refletir ou passar o tempo – e isso os influenciadores sabem fazer bem.

A importância dos microinfluenciadores

Embora os perfis que possuam milhões de seguidores tenham um número vantajoso de possíveis compradores da sua marca, eles pecam em um ponto extremamente importante e essencial na estratégia do marketing de influência: a credibilidade. Você, por exemplo, confiaria mais no depoimento de uma atriz famosa sobre determinado produto ou em alguma personalidade da sua cidade que você conhece pessoalmente?

Portanto, a nossa dica é: invista nos microinfluenciadores. São pessoas que possuem um bom engajamento nas redes sociais, com altos números, porém não tão estrondosos. Essas pessoas são mais próximas à realidade e geram um maior nível de identificação com o público que a sua marca quer se relacionar. Eles não precisam ser pessoas famosas – perfis comuns podem sim influenciar o seu círculo social e ainda trazer clientes muito mais preparados para a venda.

Vantagens do marketing de influência

Se você ainda não tem certeza se o marketing de influência é uma boa oportunidade para aumentar as suas vendas, aqui vão alguns benefícios para você entender melhor:

  • Confiança: é muito comum que as pessoas busquem por resenhas e opiniões sobre o produto que querem comprar. A opinião de alguém que elas admiram e seguem na rede social conta muito – especialmente quando o influenciador fala bem do produto. Sendo assim, ficam mais confiantes em comprar da sua marca.
  • Credibilidade: quando uma pessoa que você segue indica um produto ou serviço, você vai dar mais atenção do que se visse um simples anúncio aleatório, não vai? A credibilidade que os influenciadores possuem conta muito para fazer a sua marca ter também essa credibilidade. É uma relação mútua.
  • Alcance de público: os influenciadores possuem um grande alcance de público, isso você já sabe. Mas escolhendo o influenciador certo, que possua o mesmo público que a sua marca ou produto tenham, aumenta ainda mais as chances de você encontrar a sua persona.
  • Acessibilidade: investir em influenciadores digitais muitas vezes acaba sendo bem menos custoso do que outras estratégias offline e até mesmo digitais. Assim como existem diferentes nichos de influenciadores, também existem diferentes tipos de negociações. Basta você encontrar a melhor para a sua empresa.

O marketing de influência traz inúmeras vantagens para a sua marca. Uma agência de publicidade, por exemplo, pode te ajudar nessa empreitada com boas estratégias digitais que envolvam os influenciadores.

Este foi o nosso artigo sobre por que usar a estratégia do marketing de influência para a sua marca. Fique de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!

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