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MARCAS ALÉM DE MARCAS: Você sabe o que é propósito?

MARCAS ALÉM DE MARCAS: Você sabe o que é propósito?

Ao iniciar um novo ano, o mercado sempre pontua as próximas tendências para o marketing digital. Em 2021, entre as novas formas de consumo e a aproximação das pessoas na redes sociais, uma das grandes apostas para o ano são de marcas mais humanas e comprometidas com o público.

A pandemia do covid-19 despertou sentimentos de sensibilidade e empatia com o próximo e fez com que marcas agissem da mesma forma – ficando ainda mais claro o fato de que por trás de empresas, há pessoas. Comunicar de pessoas para pessoas se tornou uma necessidade.

Durante muitos anos, o marketing buscou agradar a todos os públicos, sempre com muito medo de falhas e erros. A mudança que enxergamos nos tempos de hoje é de que não há problema em errar e reconhecer para melhorar sua jornada na indústria, a tornando mais real e humana.

Não se faz mais necessário atender tudo e ser incrível para todos: basta atender e ser relevante para o seu nicho específico, para o seu público e seus consumidores.

Nessa nova tendência de consumo, em que marcas vão além de serem apenas marcas, é preciso compreender que se posicionar, ter propósito e valores às vezes pode significar ganhar um público e desagradar outro – e não há mais problema nisso quando se busca autenticidade.

MARCAS ALÉM DE MARCAS: Você sabe o que é propósito?

A autenticidade das marcas pode ser confundida com a transparência, mas não são as mesmas coisas. Uma marca autêntica é aquela que tem coerência com a sua essência, que tem ações afirmativas para além das palavras. A transparência é aquilo que é revelado da realidade da marca, podendo ser somente uma parte de todo um processo.

Destacamos quais são os principais benefícios de ter uma marca autêntica e com propósito:

• Desperta a identificação do consumidor.

• Constrói uma identidade da marca.

• Orienta e estimula toda a equipe.

• Aumenta o valor da empresa/marca.

Se você compreende que precisa destes pilares para iniciar a sua marca ou de que precisa ressignificar os já estabelecidos, separamos alguns caminhos para você trilhar para chegar lá. Para firmar propósitos é importante compreender a história da sua empresa: porque ela existe, de onde ela vem e para onde ela vai. Pergunte-se o que sua marca pode contribuir para o mundo e que legado ela quer deixar.

Entenda que marcas são como pessoas e tem traços e personalidades bem definidas – opiniões, preocupações, um jeito de agir e pensar que reflete nas suas campanhas, no seu perfil, no seu dia-a-dia.

MARCAS ALÉM DE MARCAS: Você sabe o que é propósito?

Além disso, para manter de pé os pilares do propósito, é sempre fundamental zelar pela coerência: se as ações da sua empresa não condizem com o seu discurso, o consumidor logo repara e questiona. Como, por exemplo: faz sentido sua marca colocar uma mensagem sobre o racismo se ela não se compromete com a inclusão racial? Esteja sempre alerta para caminhar em paralelo com seu discurso e ação e se houver alguma dissonância, esses dados vão ajudar você a repensar suas estratégias de conteúdo.

Faça uso de caixas de perguntas no Instagram ou as próprias ferramentas de analytics para compreender como a sua imagem está sendo percebida pelos seus cliente e se é isso mesmo que você está comunicando.

Malu
Analista de Conteúdo

Malu

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