01 /00
22/05

O impacto de vídeos e lives durante a pandemia:

vídeos

Com o impacto da pandemia em comércios e eventos surgiu a necessidade de encontrar maneiras de trabalhar com o público de forma remota, visto que o contato direto e a apresentação de produtos e serviços de forma presencial tiveram que ser readequados por conta de normas e regras que evitassem a disseminação do Coronavírus. De certa forma, esta situação criou uma série de dificuldades para o vendedor e impulsionou a utilização de ferramentas online que permitam maior contato e humanização de serviços de forma digital.

Uma aliada muito utilizada no início da pandemia com o “boom” da necessidade de permanecer em casa e o impedimento de eventos musicais foi a live. Muitos cantores, humoristas, atores e outros profissionais da área criativa obtiveram sucesso com a utilização de vídeos ao vivo para interagir com seu público alvo de forma direta, sem interrupções trazendo a mesma interação que fariam no modelo presencial. Este estouro teve um grande impacto na forma de propagandas de produtos e grandes marcas começaram a aderir e investir em técnicas que pudessem valorizar esse tipo de material. Alguns casos como de Marília Mendonça e o mais recente de Juliette e Gilberto Gil marcam uma era e um alcance incrível de shows ao vivo.

O exemplo de Marília Mendonça, que de sua casa realizou uma live de 3 horas de chinelo, onde o modelo utilizado na apresentação esgotou das lojas virtuais. Juliette Freire com o mesmo feito com um vestido que estava utilizando no dia em que cantou com Gilberto Gil, esses exemplos conseguem nos mostrar o quão forte esse meio de entretenimento pode contribuir com marcas que buscam por formas de crescer em meio ao mercado voraz: é necessário se fazer presente sempre que possível.

No mercado digital, percebemos ser fundamental se atualizar e estar em contato com novas tecnologias, hoje ferramentas como o TIKTOK e reels do instagram contribuem de forma essencial para a divulgação em diferentes formas. Ferramentas desse tipo conseguem um alcance muito eficaz quando bem utilizadas através de tendências.

Outro ponto importante a ser levantado é a relevância de vídeos e materiais humanizados. Como o contato pessoal de cliente e “vendedor” teve uma baixa por conta da pandemia, a solução é a utilização de ferramentas que possam trazer uma humanização e uma interação mais pessoal ao exibir o produto ou explicar sobre algum serviço, e nesse ponto, a criação de materiais em vídeo conseguem suprir essa necessidade de forma eficaz. Uma pessoa de relevância no ambiente em que trabalha pode gerar bons resultados ao marketing, visto que os clientes costumam reconhecer e sentir uma conexão maior através dessa pessoa. Em fotos já sentimos essa interação ser crescente, porém quando trouxemos isso para outra dimensão em que possibilita a comunicação mesmo que apenas de um lado (em vídeos produzidos e postados), os resultados podem impressionar.

Vídeos e animações induzem ao cliente a permanência para acompanhar o material visualizado, dado que há uma história e informações ocultas que só poderão ser vistas e escutadas a partir da visualização de todo o material exibido, o que gera curiosidade e interesse do cliente.

Aqui na Immer, já contamos com uma série de clientes que mensalmente produzem conteúdos de vídeo para atingir um maior alcance e transmitir sua mensagem de forma eficiente e sem ruído.

E o seu negócio? Já está produzindo conteúdos de vídeo e seguindo as novas tendências?

Leonardo Radavelli
Analista de Conteúdo

Leonardo Radavelli

A versão do seu navegador é muito antiga. Este site não foi otimizado para seu navegador.
Atualize seu navegador para a versão mais recente, assim você terá mais segurança e melhor experiência com os sites.

Se preferir teste o Google Chrome, este é o navegador mais utilizado no mundo.

Outras opções disponíveis são:
Firefox
Brave