01 /00
08/01

IGTV: O que é? Por que investir nessa tecnologia em 2021?

IGTV

Você sabe o que é IGTV? Com certeza você já deve ter visto algum influenciador postando vídeos longos no Instagram TV respondendo perguntas ou até mesmo ensinando alguma receita. Mas pode ser engano seu pensar que ele foi criado somente para este nicho. 

Desenvolvido em 2018 pelo Instagram e mais conhecido como IGTV, ele veio para revolucionar a produção audiovisual das redes sociais e vem se tornando uma parte importante das estratégias de marketing – podendo trazer muitas vantagens para sua empresa em 2021.

E neste artigo vamos te explicar por que a sua empresa não pode ficar de fora dessa! 

A ferramenta

O IGTV simplesmente oferece mais oportunidades do seu perfil ser descoberto por outros usuários, pois quando eles abrem o IGTV, aparecem vários canais com base nos interesses pessoais – fazendo com que o seu vídeo sobre um apartamento que está à venda, por exemplo, alcance pessoas que possuem interesse ou buscam por imobiliárias.

Antes do Instagram TV ser desenvolvido, não era possível publicar vídeos com mais de 60 minutos de duração e vídeos na vertical não eram suportados. Agora, com a ferramenta, o Instagram suporta vídeos em alta resolução 4K verticais e horizontais. O suporte a um padrão tão alto parece ter sido uma aposta no sentido de dar ao IGTV uma cara bem profissional. 

Além disso, é possível inserir CTAs, links e o popular “arraste para cima”. Seria ele uma ótima concorrente do Youtube?

Por que sua empresa não pode ficar de fora?

O IGTV veio para reinventar o vídeo no celular e realmente competir com outras plataformas online.

Segundo relatórios do Cisco Visual Networking Index, até 2022, 79% do tráfego de dados móveis mundial pertencerá aos vídeos. E mais, finalmente a internet está superando as televisões, já que em 2020 as pessoas passaram, em média, 3 horas e 30 minutos em redes sociais. 

Apesar de ser uma ferramenta bastante utilizada, na maioria por influenciadores, chegou o momento perfeito para tirar as ideias do papel e começar a investir no IGTV, pois ele pode trazer grandes benefícios para sua empresa ou marca, transmitindo conteúdos em vídeos mais longos e valiosos para seus clientes.

Como em qualquer outra área, os primeiros a embarcarem podem ganhar carona na evolução e posteriormente atingir ótimas perspectivas, não é verdade? 

Conheça algumas vantagens do IGTV para sua empresa/marca:

 • Obter mais engajamento do público, trazendo maior visibilidade;

• Apresentar conteúdos mais longos;

• Planejar melhor seu conteúdo e focar no público alvo;

Mas e se não tivermos um equipamento profissional?

Fique tranquilo! Para facilitar a captura e edição de vídeo, existem vários aplicativos gratuitos e pagos para Android e IOS. Ou seja, você pode gravar e editar pelo celular mesmo. 😉

Um aplicativo gratuito que indicamos é o InShot, ele permite gravar e editar vídeos dentro da própria ferramenta, além de contar com diversas opções de filtros, bordas, emojis e até mesmo adicionar caixa de texto.

Antes de gravar um IGTV, você precisa conhecer alguns requisitos do Instagram: 

• É possível carregar um vídeo vertical com uma proporção de 9:16 ou um vídeo horizontal com uma proporção de 16:9 e devem estar no formato MP4;

• Os vídeos devem ter pelo menos um minuto de duração. A duração máxima do vídeo pode ser de: 15 minutos ao ser carregado de um dispositivo móvel e 60 minutos ao ser carregado pela web;

• Os vídeos devem ter uma resolução mínima de 720 pixels;

• O tamanho máximo do arquivo para vídeos com duração de 10 minutos ou menos é de 650 MB. Enquanto o tamanho máximo para vídeos com duração de até 60 minutos é de 3,6 GB;

• Vídeos que violam as Diretrizes da Comunidade do Instagram não serão permitidos.

O IGTV traz inúmeras vantagens para sua empresa/marca. Uma agência de publicidade, por exemplo, pode te ajudar com boas estratégias e elaboração de conteúdo para que seus vídeos alcancem o público-alvo e tragam reconhecimento para sua marca. 

E para finalizar, o Instagram anunciou recentemente que está testando novas ferramentas para ajudar criadores de conteúdo a ganharem dinheiro na plataforma. Será que vem monetização por aí? 

Espero de verdade que este artigo tenha mostrado para você o quanto é importante investir no IGTV para alavancar suas estratégias de marketing em 2021. Fique de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!

Caroline
Assistente de Performance

Caroline

A versão do seu navegador é muito antiga. Este site não foi otimizado para seu navegador.
Atualize seu navegador para a versão mais recente, assim você terá mais segurança e melhor experiência com os sites.

Se preferir teste o Google Chrome, este é o navegador mais utilizado no mundo.

Outras opções disponíveis são:
Firefox
Brave