01 /00
21/09

O que é gamificação? Veja como aplicar em seu e-commerce

gamificação

Gamificação (ou gamification, em inglês) vem marcando presença em tudo que fazemos em nossas vidas. Hoje em dia tudo está sendo “gamificado”, que nada mais é que usar mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar seus clientes, resolvendo problemas e melhorando o aprendizado e comportamentos em ambientes externos.

Por que gamificação é tão promissor?

Todos sabemos hoje que os jogos vêm crescendo cada vez mais como uma locomotiva sem freios. E com isso, o papel da sociedade é se adaptar e usufruir dos conceitos que um jogo possui, isso vem sendo mais evidente a cada ano que passa com estratégias de marketing aderindo esse conceito e implementando em seus e-commerces.

Como funciona?

A gamificação pode ser utilizada com ideias e mecanismos de jogos que incentivam alguém a realizar alguma ação. Por exemplo: no início das fases o game sempre te mostra uma introdução da narrativa, mostrando o que você pode ganhar se ajudar o herói a concluir seus objetivos. Essas recompensas variam de acordo com a premissa da desenvolvedora. Ela pode te recompensar dando mais recursos durante a jogatina, te incentivando a evoluir mais e ser o melhor. E quem não quer ser o melhor, não é mesmo?

Sendo assim, um dos principais objetivos da gamificação é aumentar o engajamento despertando curiosidade dos usuários. Consequentemente, te recompensando com itens importantes para o sucesso.

Como aplico em meu E-commerce?

Existem diversas formas para você aplicar a gamificação em seu e-commerce. Dentre elas algumas são:

– Sistema de pontos: Conforme você vai acumulando pontos com suas compras, fazendo a resenha de um produto ou indicando um amigo, o sistema irá contabilizar. Consequentemente, você adquire prêmios por acumular esses pontos.

– Conquistando níveis: Enquanto você usa e acumula pontos no e-commerce, níveis, medalhas ou selos para criar uma motivação no cliente. Quanto mais alto o nível, mais benefícios você ganha.

– Criando competição: Criar um sistema de rankeamento igual aos jogos. Os usuários ganham prêmios conforme a sua colocação.

Para implementar a gamificação em seu e-commerce é preciso que faça sentido. Não adianta criar a mecânica somente por criar. Todas as ações precisam conversar com a marca, valores e estilo de negócio.

Faça uma análise e veja quais os benefícios que sua empresa pode oferecer. A ação precisa ser muito bem planejada para que não haja erros na entrega das premiações e evitar que tenha prejuízos por não seguir com a promessa.

Esse foi nosso blog sobre gamificação, gostou? Acesse nossa página e confira mais textos como esse!

Neto
Assistente de SEO

Neto

A versão do seu navegador é muito antiga. Este site não foi otimizado para seu navegador.
Atualize seu navegador para a versão mais recente, assim você terá mais segurança e melhor experiência com os sites.

Se preferir teste o Google Chrome, este é o navegador mais utilizado no mundo.

Outras opções disponíveis são:
Firefox
Brave