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Como gerar bons leads através do e-mail marketing

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O marketing digital trouxe grande foco para estratégias nas redes sociais. Qual empresa não quer estar nas redes sociais hoje em dia? Estar na primeira página das pesquisas do Google, quanto mais no topo melhor. E por conta disso, muitas marcas não pensam em usar o e-mail como canal de comunicação – ou então, não acreditam na eficácia que ele tem.

Mas não é bem assim. Todas essas estratégias são importantes e podem trazer resultado. No entanto, o e-mail pode trazer um índice muito maior de resultado quando se trata de comunicação com um lead ou até mesmo com um cliente já fidelizado.

Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a gerar bons leads através do e-mail marketing. Vem com a gente:

Qual é a importância do e-mail marketing?

Primeiro, vamos voltar ao princípio. O e-mail é quase como um CPF, só que digital. Com ele é possível criar perfis nas redes sociais, pagar contas, participar de sorteios, receber exames… ele pode ser usado desde o mais supérfluo até o mais essencial. De certa forma, o e-mail está fortemente presente na vida das pessoas.

Então por que não usá-lo como estratégia em campanhas publicitárias? Por que não falar com os clientes através dessa ferramenta e até mesmo consolidar novas relações? A utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, é chamada de e-mail marketing. É uma ferramenta extremamente poderosa para atrair novos clientes e criar um relacionamento com a base de clientes já existentes.

Quais são as vantagens do e-mail marketing?

Como você já deve saber, o Facebook passou a diminuir muito o alcance de publicações orgânicas nos últimos anos – dessa forma, priorizou os usuários que pagavam para aparecer na timeline de suas personas. O Instagram não é muito diferente. Por isso, temos a vantagem mais importante do e-mail marketing como estratégia: você enviou para a sua base de contatos e, assim como em um telefonema, todos receberão a sua mensagem, instantaneamente e sem ter que pagar nada!

Esse gancho nos leva para uma segunda vantagem: o e-mail marketing é gratuito e você terá que arcar somente com os gastos de criação e, se optar, por um software de automação. Não há mídia paga, portanto, você já sai em vantagem neste quesito. Além disso tudo, o usuário escolhe se irá abrir o e-mail ou não. Isso faz com que essa ferramenta não seja invasiva, pois não interrompe o usuário. Por conta disso, você precisa de títulos atraentes que façam com que o seu público abra o e-mail e se interesse por ele.

Agora que você já conhece a importância do e-mail marketing e quais são suas principais vantagens, vamos te passar algumas dicas de como gerar bons leads através dessa ferramenta.

Dica 1: faça segmentações e conheça bem o funil de vendas

De nada adianta você fazer um texto com um design agradável se não conhecer de fato qual é a relação do seu público com o produto que você oferta. Por exemplo, sua base de contatos reconhece que tem um problema que pode ser solucionado pelo seu produto/oferta? Ou ele ainda não sabe que tem um problema? Ou então está em dúvida entre a sua marca e a concorrente? Todas essas questões são prováveis de acontecer, principalmente se sua empresa se enquadra dentro do nicho de vendas complexas. Por isso, faça segmentações de acordo com o funil de vendas: que clientes estão no topo, no meio e no funil? Faça essa distinção para então criar e-mails diferentes para cada segmentação.

Dica 2: fale com a pessoa, não com o cliente no funil de vendas

Como assim? A gente te explica melhor. Quem não gosta de ser chamado pelo nome, ou até mesmo apelido, do que ser tratado como um simples e casual cliente? Por isso, é muito importante levar em conta a personalização do e-mail. Além de você caprichar no design, direcione para quem você quer de fato conversar. Trate a pessoa como uma amiga, seja mais próximo e passe uma confiança sincera. Linguagem informal demais acaba passando batida e não engajando.

Dica 3: faça uso de automação

Tudo isso que nós falamos pode ser feito de forma bastante rápida e sem (muita) dor de cabeça. A automação de marketing, feita por empresas específicas e que oferecem softwares voltados para isso, ajudam em ações prévias do lead. Um exemplo disso é alguém que baixou determinado material, como um e-book que foi disponibilizado em seu site; ou então ter convertido em uma landing page. Essas automações te ajudam a segmentar as pessoas que já estão prontas para comprar o seu produto das pessoas que ainda nem reconhecem o problema que o seu produto pode solucionar.

Essas foram as principais dicas e vantagens que nós consideramos para que a sua marca possa gerar bons leads através do e-mail marketing. Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre esse assunto e também como a Immer pode te ajudar? Então entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar. Até a próxima!

Immer

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