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Conteúdo: Como criar um autêntico para a sua marca

Um dos maiores desafios para uma marca se estabelecer no ambiente digital é relacionado com a comunicação que ela transmite e o seu conteúdo. Encontrar usuários que podem ser possíveis clientes é feito com algoritmos e demais dados (e claro, isso tem uma grande importância para uma venda eficaz). Mas criar um diálogo com essas pessoas já é um novo estágio – e manter este diálogo pode ser ainda mais desafiador.

Mas de que forma a sua marca pode iniciar uma “conversa” online com quem está do outro lado da esfera digital, sem que pareça invasiva e irritante? A gente te responde: criando conteúdo autêntico e original. Aí está o ponto chave de iniciar o diálogo com o seu público, mas não somente até ele se tornar um cliente, mas sim permanecer em um elo vitalício entre fã e marca. Para criar um conteúdo autêntico e ter uma comunicação mais original, a gente te dá algumas dicas.

SAIBA COM QUEM VOCÊ ESTÁ FALANDO

De maneira alguma você tem que atirar para todos os lados. Saiba quem é a sua persona e direcione a sua comunicação para ela. Portanto, para isso é preciso identificar quem é ela: quais são seus principais comportamentos, fatores geográficos e demográficos e também quais são seus hábitos de consumo. O que ela gosta e o que ela não gosta. O que ela sente relacionado ao seu mercado-alvo. Quais são suas dores e como você pode solucioná-las com o seu produto/serviço. A persona é o cliente ideal da sua empresa, e ela possui desejos e atitudes que devem ser identificadas para que a sua marca possa ter uma comunicação mais assertiva.

DEFINA OS SEUS OBJETIVOS

O que você quer falar para a sua persona? Definir o objetivo dos conteúdos é essencial e com um planejamento estratégico de comunicação, tudo fica mais prático e focado. Para um conteúdo original e autêntico, é preciso de inovação. Portanto, não faça mais do mesmo e de forma alguma copie conteúdos de outras marcas. Você pode se inspirar com conteúdos já publicados, mas tenha em mente que o que você está propagando deve ser inédito e original.

SE ADAPTE PARA CADA CANAL

Cada canal de comunicação possui formatos diferentes, que precisam de uma linguagem específica para cada um. Um comercial da televisão não irá ter o mesmo texto de um anúncio da rádio, por exemplo. Assim como a imagem de um outdoor não será a mesma de um folder. Dessa forma também é nas plataformas digitais. Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn… cada uma tem um funcionamento diferente e, embora possuam grandes similaridades entre si, merecem um cuidado especial com o que está sendo comunicado. O Instagram, por exemplo, é muito mais visual do que o LinkedIn, que é muito mais textual e pragmático.

MOSTRE A SUA ESSÊNCIA

Um dos pontos mais importantes do conteúdo original e autêntico é que você precisa mostrar a essência da sua marca. De nada adianta fazer algo inovador se isso não diz respeito aos valores que a sua empresa prega. Portanto, fale a sua verdade, mostre no que a sua marca acredita e busca. As pessoas gostam de sinceridade e você não pode esconder a sua. Crie conteúdos que engajam, que possam ser compartilhados e disseminados para a rede de contatos dos seus clientes. Não crie conteúdo para viralizar, crie conteúdo para ser importante. Viralizar é consequência.

Depois dessas nossas dicas, você sente mais segurança com a comunicação da sua empresa? Fique de olho no nosso blog para ler mais matérias como essa!

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