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Black Friday: como aplicar a estratégia Omnichannel

Já estamos em novembro, o mês da famosa e tão aguardada Black Friday. Criada nos Estados Unidos, é a última sexta-feira do mês de novembro onde acontecem grandes descontos no mundo do varejo. No entanto, essa tradição anual se expandiu para vários países, inclusive no Brasil, e muitas marcas optaram por fazer Black Week (semanas de desconto) e até mesmo Black November (o mês inteiro).

A Black Friday, que pode durar todo o mês de novembro, sempre teve uma apelação maior na internet, com descontos exclusivos e grande investimento em campanhas publicitárias. As compras online, nessa época, costumam deslanchar – e até mesmo passarem as compras físicas, aquelas que vamos até a loja para efetuar uma compra.

No entanto, parece que neste ano o jogo virou. Uma pesquisa realizada pelo Google Brasil mostra um equilíbrio entre as compras online e offline durante o período de Black Friday de 2019. Isso quer dizer que, pela primeira vez, as compras físicas e digitais estarão de igual pra igual no bolso dos consumidores. Além disso, o número de pessoas que utilizam as duas formas de compra, chamada de método Omnichannel, deve chegar a uma fatia de 25%, somente no Brasil, em 2019. Para você entender melhor, no ano passado esse tipo de compra foi realizada em apenas 7% de todas as vendas.

Então, neste artigo, iremos falar sobre a estratégia Omnichannel, e como você pode utilizá-la nesta Black Friday. Vem com a gente!

Primeiro de tudo, o que é Omnichannel?

Omnichannel é a junção das palavras “omni”, que em latim significa “tudo”, e “channel”, que em inglês quer dizer “canal”. Em uma tradução livre, é como se fosse “todos os canais”. A estratégia do omnichannel se baseia no uso simultâneo e também interligado de diferentes canais de comunicação. O objetivo é estreitar os universos online e offline da marca, e dessa forma, deixar a experiência do cliente ainda melhor.

Mas não confunda o conceito de omnichannel com multichannel e crosschannel. Multichannel também significa vários canais de compra, como site, aplicativo e loja física. No entanto, eles não estão conectados, vivem separadamente e não se conversam. No Crosschannel, os canais se complementam: uma pessoa pode fazer a compra de maneira online e retirar na loja. Mas como que o Omnichannel entra na prática?

Usando na prática

Em uma loja, você pode estar lá fisicamente para comprar uma camiseta, por exemplo, mas usa o celular no aplicativo da marca para verificar se há a disponibilidade em estoque. Você pode, por exemplo, baixar o aplicativo de uma marca para conseguir um cupom de desconto, e apresentá-lo ao caixa na hora da compra física. Isso é omnichannel: a maneira simultânea de venda.

Essa estratégia traz inúmeros benefícios aos seus clientes, como uma maior e mais significante chance de fidelização, melhor experiência do cliente, praticidade e assertividade no processo de compras, e por aí vai.

No entanto, é um desafio e tanto implementar essa diversidade de canais para que eles fiquem em sintonia. Segundo uma pesquisa da empresa Zendesk, chamada “Omnichannel Customer Service Gap” foi descoberto que 87% dos respondentes pensam que as marcas devem aprimorar os seus processos de venda para criar uma experiência mais intuitiva e melhor para as pessoas.

Como usar o Omnichannel na Black Friday?

Aí vão algumas dicas para que você se dê bem na Black Friday (e também em qualquer campanha) com esse tipo de estratégia:

  • Certifique-se de que o seu website esteja responsivo e preparado para receber visitas;
  • Ofereça retirada dos produtos na loja;
  • Crie um aplicativo para a sua marca;
  • Desenvolva promoções personalizadas;
  • Diversifique os seus canais de comunicação;
  • Ofereça cupons de descontos;

Este foi o nosso artigo sobre a Black Friday nos ambientes online e offline. Você achou este conteúdo útil? Fique de olho em nosso blog para mais matérias como esta.

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