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Cinema e Agência de Marketing: existe alguma relação?

Cinema e Agência de Marketing: existe alguma relação?

Como definir de um jeito simples o que é cinema?

Simplesmente é a arte de produzir imagens com movimento. Essa forma de expressão artística é popularmente conhecida como: filme.

Os filmes podem ser produzidos de diversos modos. É possível produzi-los através de gravação do mundo real utilizando câmeras ou mesmo utilizando técnicas de animação e efeitos especiais.

Os filmes são divididos em diversos gêneros: drama, romance, ação, suspense, terror, comédia… Tem para todos os gostos e estilos.

Cinema e Agência de Marketing: existe alguma relação?

E quando isso tudo começou?

O primeiro filme foi lançado em 28 de dezembro de 1895 pelos irmãos Lumiere. A partir daí se iniciou uma revolução por todo o mundo, pois a sétima arte acabou desenvolvendo um relacionamento muito forte com outras artes, como literatura, fotografia, música…

Tudo isso fez com que o cinema se tornasse mais que uma expressão artística: uma ferramenta para propagar histórias e gerar inúmeros empregos ao redor do mundo.

Cinema e Agência de Marketing: existe alguma relação?

A marca do cinema

Quando lançaram o primeiro filme do mundo, os irmãos Lumière, provavelmente não imaginaram o impacto que o cinema causaria no mundo. Dos primeiros filmes sem fala alguma até os grandiosos blockbusters, o cinema tem o poder de alcançar a massa e criar memória visual no imaginário das pessoas.

A cultura pop prova isto.

Quem aqui não sabe cantarolar a marcha imperial de Star Wars? Ou até mesmo quando se escuta a frase: “Pede pra sair”, é possível visualizar na mente a cena do filme Tropa de Elite.

E, se o assunto é marketing, a indústria cinematográfica não fica para trás.

Antes de ir para as telas, um filme precisa mostrar seu valor É preciso gerar necessidade, criar empatia do público, fazer com que as pessoas queiram/tenham desejo de ver o filme.

Nesse ponto, as ações de marketing dependem muito mais da estratégia e não estou falando somente de Marketing Digital, mas de Marketing Tradicional (Outbound) também.

Mas já faz um tempo que a indústria cinematográfica percebeu a necessidade do Inbound Marketing para gerar atração do público com o filme. A ideia do “Marketing de Atração” é criar o máximo de conteúdo interessante e atrativo relacionado ao tema do filme. O Inbound usa o poder de atração do audiovisual para bater cada vez mais recordes.

Seu processo é formado basicamente por quatro processos:

> Atrair: a maneira inteligente de criar conteúdo atrativo;

> Converter: transformar quem é atingido em interessados pelos filmes;

> Fechar: levar os possíveis espectadores para as salas de cinema;

> Encantar: oferecer a eles a melhor experiência possível.

É incrível como cinema e marketing se relacionam, não é mesmo?

Seus processos e setores são parecidos com o que se vivencia dia após dia dentro de uma agência de marketing e publicidade.

Outro exemplo de aplicação é quando estamos gerando conteúdo para a rede social de uma marca. Essa geração de conteúdo exige algo que no cinema é essencial e uma das primeiras etapas: o roteiro.

E para criar um roteiro, seja ele para o cinema ou para gerar um conteúdo de qualidade para um cliente, existem diversos tipos de técnicas. Uma delas é o Storytelling.

Mas o que é esse tal de Storytelling?

Nada mais é do que uma forma de contar histórias usando um enredo elaborado e envolvente com utilização de recursos visuais. Essa técnica ajuda a promover a marca e a vender serviços ou produtos de uma forma indireta.

Para fazer isso, de uma forma assertiva é muito importante conhecer muito bem com quem você se comunicará. Se você é especialista em algum assunto, isso é perfeito! Mas não é por isso que seu público pode reter e entender as suas informações passadas.

Por isso, criar uma narrativa para conversar com eles pode ser muito mais esclarecedor.

Antes de gerar qualquer conteúdo saiba quem você quer ou vai atingir com ele. É muito importante também definir o tom de voz que você utilizará.

Se você já segue isso, continue assim.

Se não segue ainda, tente. Você perceberá uma diferença enorme no ato de gerar conteúdo.

Para mais conteúdos assim, acompanhe nosso blog.

Até a próxima.

otto
Diretor de Criação

otto

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