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A importância do blog na estratégia digital da sua empresa

Quando você pensa na palavra blog, o que vem na sua mente? Um diário pessoal, onde o proprietário pode falar o que pensa? Uma ferramenta pouco usada e sem importância? O conceito de blog foi ressignificado com o desenvolvimento do marketing digital, e hoje é um ótimo meio de captação, educação e prospecção de público.

Em nosso artigo, veja a importância do blog na estratégia digital da sua empresa. Continue lendo:

Como o blog começou

O blog inicialmente surgiu com a ideia de ser um “diário virtual” (variava de “web blog”, do inglês) onde os autores, proprietários de seus próprios sites, podiam iniciar discussões por meio de textos, vídeos e imagens, e dessa forma, fomentar uma rede virtual de conversas no setor de comentários. Era um meio de se expressar e também mostrar habilidades, sejam elas de escrita ou do nicho em que o site se destinava.

Ao longo do tempo, com o desenvolvimento do marketing digital, as possibilidades foram aumentando, e o blog, além de continuar em páginas pessoais, também ganhou presença em sites institucionais de empresas. Assim, foi se tornando uma grande ferramenta de marketing.

Por que ter um blog na sua estratégia digital

O blog é uma ferramenta que possui um grande potencial de ajudar uma empresa a aumentar o número de leads, educar o mercado, ganhar autoridade, e assim aumentar suas vendas. Segundo pesquisa da Content Trends, de 2019, empresas que utilizam o blog na estratégia digital costumam ter o dobro de visitantes em comparação às empresas que não possuem um blog. Confira, de forma mais detalhada, os principais motivos para ter um blog:

Maior autoridade no Blog

Quando você escreve um texto em seu blog onde o assunto principal é o mercado de atuação ou o produto/serviço que você oferece, a credibilidade da sua empresa aumenta. Isso porque você está mostrando que domina o assunto, e dessa forma, é visto como autoridade.

Aumento de clientes e seguidores

Ao publicar os conteúdos e gerar visibilidade à empresa, consequentemente o número de seguidores e clientes irá aumentar. Isso porque a pessoa que ler as publicações do seu blog estará diretamente interessada no que você oferece – ou pelo menos ela possui uma dor que você pode solucionar.

Baixo custo

Diferentemente de outras peças e campanhas, o blog apresenta um custo relativamente baixo, tanto de implementação quanto de manutenção. Existem plataformas gratuitas e de fácil edição que você pode optar e, se você mesmo ou sua equipe produzem o conteúdo, não precisará gastar com terceiros.

Divulgação em seus canais

Pegando o gancho do blog ter um baixo custo de produção, com a questão da divulgação não é muito diferente. Após publicar o conteúdo, você pode compartilhá-lo nas redes sociais da sua empresa e, dependendo da relevância do assunto, impulsionar a publicação para atingir um alcance maior.

Educação de público

Através do blog, você consegue mostrar indiretamente a importância do seu produto/serviço. É possível abordar temas relativos ao segmento, explorando as dores que o seu público possui e que assim podem ser solucionadas pelo que você oferece.

Empurrão para a venda

Além disso, também é uma ótima maneira de ajudar o leitor nas etapas do funil, encaminhando-o para estar mais próximo do momento da venda. Para isso, você pode incluir no final do seu texto alguma chamada para ação, como por exemplo um formulário para tirar dúvidas, um link para falar direto com um consultor ou então algum outro texto que dê sequência para a próxima etapa do funil. Sempre vai depender do teor do seu conteúdo e de onde ele se encontra no funil de vendas.

Relacionamento com o público

Mesmo já possuindo uma boa quantidade de clientes, você também pode utilizar o seu blog para manter um relacionamento mais duradouro com eles. Isso porque a sua marca ficará mais ativa na mente do seu público, o que facilita com que ela seja lembrada nos momentos de decisão de compra.

Gostou deste conteúdo?

Este foi o nosso artigo sobre a importância do blog na estratégia digital da sua empresa. A gente espera que o conteúdo tenha sido útil para você! Conte-nos o que achou e fique de olho em nossos outros conteúdos. Até a próxima!

otto
Diretor de Criação

otto

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