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Black Friday: A importância das mídias digitais

Black Friday: A importância das mídias digitais

A Black Friday nasceu nos Estados Unidos e cresceu pelo mundo inteiro. Idealizada para acontecer na última sexta-feira de novembro de cada ano, engloba ações promocionais dentro do varejo, onde várias marcas e lojas criam descontos e condições especiais para este período. No Brasil, essa data se popularizou em 2010, e assim como nos Estados Unidos, foi se desenvolvendo a cada ano. 

Com a disseminação e importância das redes sociais, websites, aplicativos e também da tecnologia como um todo, fica difícil não relacionar os benefícios que a internet traz para as ações do mês de novembro. Por isso, desenvolvemos este artigo para te mostrar a importância das mídias digitais na Black Friday. Vem com a gente e descubra: 

O impacto da Black Friday no varejo 

A Black Friday deixou de ser apenas uma sexta-feira onde os preços dos produtos caem. Nos últimos anos, essa data tem se estendido para o final de semana e, em alguns lugares, o mês inteiro. As estratégias variam de empresa para empresa, porém é muito difícil não ser impactado por anúncios desta data já na transição do mês de outubro para novembro. 

De acordo com a Resultados Digitais, em 2019 a Black Friday gerou um faturamento que ficou na casa de R$ 3,2 bilhões – um aumento de mais de 23% em relação ao ano de 2018. Bastante coisa, não acha?! 

Black Friday em era de pandemia 

Se a sua empresa já desenvolveu ações para a Black Friday dos anos anteriores, deve imaginar que em 2020 o fluxo de compras deve se intensificar ainda mais. Durante a pandemia do COVID-19, o número de compras aumentou. Segundo dados da ABComm, o e-commerce brasileiro faturou cerca de 56,8% a mais nos 8 primeiros meses de 2020 em relação ao mesmos meses de 2019. Houve um aumento de 65,7% no número de pedidos, o que corresponde a 105 bilhões de reais. Além disso, desde o início da pandemia, mais de 135 mil lojas online foram abertas. Você ainda tem dúvidas de que a internet é um fator decisivo para as suas vendas? 

Utilizando Hotsites e Landing Pages 

O que deve mudar este ano, por conta da pandemia, é que o consumidor coloque como prioridade as compras online. Agora de maneira mais prática, ter uma loja online em seu site, otimizada e com opções de compra se torna ainda mais necessária para que sua empresa venda mais durante a Black Friday. Hotsites específicos para as promoções são bem-vindos, pois assim você pode dar destaque aos produtos que deseja vender mais e também criar campanhas digitais que direcionem o seu público. Se você trabalha com vendas complexas, sugerimos a criação de Landing Pages, pois a partir delas você pode captar o contato dos seus leads e nutri-los ao longo da campanha.  

Estratégias para aplicativos 

Se a sua marca possui um aplicativo, melhor ainda! Além de você concentrar a venda de seus produtos para o app, também pode oferecer ofertas exclusivas e cupons de descontos. Com a função de notificação, pode também enviar avisos  periódicos com gatilhos mentais para os usuários que baixaram o app, anunciando produtos específicos e cupons, por exemplo. O iFood é um grande exemplo: se você tem o aplicativo instalado, já conhece o tipo de comunicação feita. É uma boa dica para se inspirar! 

O poder das Redes Sociais 

As Redes Sociais são fortes aliadas nas estratégias de Black Friday. Este é o ambiente em que sua empresa pode ter uma comunicação mais solta e dinâmica com o seu público. Investir em publicações orgânicas é essencial para compor um feed atrativo e informativo para o seu público, especialmente levando em consideração de que ele está rodeado de anúncios e prioridades que podem não ser ainda o seu produto/serviço. Porém, invista também nas campanhas pagas: os anúncios podem ajudar a impulsionar suas vendas na medida em que impactam um número maior de pessoas. Use também o WhatsApp como forma direta de comunicação: você pode responder dúvidas e, se estiver vendendo produtos de vendas complexas, pode contribuir para que o seu lead atinja mais rápido o fundo do funil. 

Este foi o nosso artigo sobre a importância das mídias digitais na Black Friday. Gostou do conteúdo? Então fique de olho em nosso blog para mais assuntos como este. Até a próxima! 

Immer

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